sexta-feira, 1 de junho de 2012

04 - A dança holandesa

No primário tive vários momentos alegres e adoravelmente temáticos. Minha escola, que era pública, anualmente realizava um evento típico da Holanda com  a participação de representantes do país.  Algumas crianças eram selecionadas para a dança típica holandesa e lá estava eu no grupo. Adorava participar de tudo.  A vestimenta era engraçada com o chapéu que mais parecia uma enorme touca e a dança era barulhenta com aqueles tamancos holandeses. Amava os ensaios e quando chegava a semana da festa a professora entregava os enormes tamancos para levarmos para casa. Sentia-me importante carregando um apetrecho de outro país. Chegava o dia da festa e lá estava eu a caráter, era divertido, mas também tinha conotação de um evento importante de intercâmbio com outro país, outra cultura.



Não existia nessa época internet, globalização, sendo a tecnologia da informação ainda muito restrita. Tudo era a base do contato pessoal, aperto de mãos e olho no olho. Por isso as relações de intercâmbio eram valorizadas e davam visibilidade a qualquer evento.

Além do evento típico holandês, tínhamos as festas cívicas, as festas juninas e a comemoração da chegada da primavera, essa era linda demais.  Tudo na primavera ficava mais bonito, mais iluminado, a sala de aula era enfeitada com muitas flores e lembro também da dança para nossas mães usando uma roupinha de crepom amarelo estilizando uma  flor e cantando essa música:

PRIMAVERA

Lá vem a primavera
Espalhando suas flores
E traz no meio delas
Borboletas de mil cores
Como é bonito ver
Um botãozinho abrir
Depois levar a flor
Pra mamãe sorrir.

Ah, as férias ....

Quando chegava as férias acho que eu era a criança mais infeliz da escola. Lembro perfeitamente que no último dia de aula, sozinha descia aquelas escadas, parava no meio, meu coração apertava e me dava um vazio imenso, já sentindo saudade de tudo. Com os olhos marejados de lágrimas voltava para casa e esperava ansiosamente pelo ano letivo seguinte.

Essa foi certamente uma linda caminhada, tenho certeza que os adultos de hoje e que foram as crianças desse passado lembram com carinho da época da nossa Escola Holanda.

Até mais!




avidaemcaminhadas.blogspot.com.br



Um comentário:

  1. INPOSSÍVEL Ñ SE EMOCIONAR AO LEMBRA DE COISAS TÃO MARCANTES EM NOSSAS VIDAS,A FESTA REALIZADA EM HOMENAGEM AO PAÍS HOLANDA.ERA AGUARDADO COM UM MISTO DE ANSIEDADE E ALEGRIA POR TDS OS ALUNOS E FUNCIONARIOS DA ESCOLA MUNICIPAL HOLANDA,MUITO BOA LEMBRANÇA NAZARETH.

    ResponderExcluir