segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

52 – Detalhes da vida



Um tema que me inspirou esta manhã ao sair de casa para mais uma caminhada, a última de 2012. Vamos lá!

Detalhes da vida, são ínfimas observações, mas que tem um significado grande, pode-se dizer que  é nos detalhes que enxergamos o valor de uma realidade.

Caminhando e observando detalhes da vida... Minha vizinha de lado já cedo ouvindo Roberto Carlos, como ela gosta... Certamente o romantismo e a poesia do rei trazem lembranças de uma época boa, de uma realidade não esquecida. “Detalhes. Não adianta nem tentar me esquecer...”

Detalhes... Ainda no condomínio outra vizinha com um som alto ouvindo a década de 80, músicas românticas internacionais. Também detalhes que certamente encantaram uma fase da vida, memórias inesquecíveis. 

Mais um pouco a frente mais detalhes... uma casa, uma construção na fase de acabamento, uma arquitetura diferenciada com luminárias antigas, uma edícula de madeira toda coberta em palha. Um gosto pela antiguidade, beleza rara da vida.

Detalhes... 

E continuando na minha caminhada cada detalhe da natureza valorizando o percurso e a vida. Em um pedaço da Terra, em um monte sento-me, escuto e sinto. Vejo detalhes de uma natureza belíssima e percebo as mãos e o carinho de Deus. Uma comunhão, um agradecimento e um pedido de proteção.

Mas no silêncio, o som de um avião rasgando o céu, pessoas que se perdem e se acham, um detalhe mostrando o movimento da vida, são os encontros e desencontros.
 
Muitos outros detalhes, que deixariam esse post longo demais. Apenas um pedaço de um detalhe importante: a vida que segue bela como nunca.

“O amor tem o poder de nos fazer observar detalhes.” Padre Fábio de Melo

Luz, amor e grandes descobertas em pequenos detalhes.

Assim seguimos em nossa caminhada, até...



 



sábado, 29 de dezembro de 2012

51 – Um pedaço de mim



Um pedaço de mim é assim...

Sou tímida, mas não me tranco, apenas me reservo, pois a timidez não me define, é apenas uma característica que trago desde pequena, uma leve timidez que reflete a minha personalidade contida. Sinto-me bem e faço também a vida ao meu redor ser confortável assim.

Sou assim, gosto mais de sentir que falar, é no silêncio do  meu coração que escuto o pulsar, as vezes tênue, as vezes agitado, da nossa grande Terra. É o movimento da vida na busca do equilíbrio e da paz.

Sou uma voz silenciosa com um coração gritante.

Assim me encontro, me renovo e me fortaleço e sem medo nenhum sigo a vida feliz.

Que em 2013 possamos compartilhar a renovação de nossas vidas e o equilíbrio da nossa Terra.

MUITA PAZ ... E DEUS SEMPRE NO CORAÇÃO! 










quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

50 - É NATAL, É NATAL É UM FELIZ NATAL!!



Quero deixar registrada aqui uma mensagem que postei no facebook no dia 24/12/2012, véspera de Natal algumas horas antes de encontrar e rever minha família. 

  
- A vida hoje é reunir-se junto a família e deixar o coração transbordar de felicidade com esse reencontro de Natal. Por isso faço um pedido ao tempo para que passe lentamente, quero viver cada segundo celebrando o amor, a harmonia e a paz, quero ainda pedir ao tempo que passe lentamente pois quero continuar desejando tudo de melhor para meus amigos.
Que todos tenham um Natal inigualável e que os sentimentos mais puros e verdadeiros presentes nessa noite perdurem uma vida inteira.


É tempo de cultivar o coração com amor, alegrias, boas amizades, emoção e paz.

A vida continua lá fora, o tempo passa, mas a memória é nossa companheira constante e fiel.

Assim seguimos, mas com os bons momentos guardados para sempre no coração e na memória.

PAZ E MUITA LUZ! 


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

49 – UM DIA ESPECIAL


Hoje é um dia para lá de especial, aliás, eu diria que é um dia único, porque absolutamente durante a minha vida eu jamais vivenciei um momento parecido antes. Um fim de mundo programado e acreditado por muitos. Um murmúrio gritante deixando a energia fraca, uma fé desacreditada e compartilhada como a grande comédia da vida. Mas esse dia está passando divinamente, porque a vida segue como sempre.



Hoje é um dia especial, nos despedimos da nossa linda Primavera, estação da cor, da beleza e do aconchego das flores com o azul do céu. Um tempo de estação que já é passado, e que deixa marcado os momentos de encanto das noites perfumadas e embaladas pela mãe natureza. 

É na Primavera que sentimos o frescor da vida porque ela nos faz acreditar em um mundo prazeroso onde a beleza é inconfundível aos olhos de quem ama.

Até logo Primavera, vá e volte encantadora como sempre, você enche de alegria e cor corações que esperam sempre o lado bom da vida. Obrigada!!!!

Hoje é um dia especial, é início do Verão, estação de luz e calor. Uma estação quente como uma paixão verdadeira. Uma estação em que os dias são mais longos deixando a vida mais extensa para dedicarmos a família, ao amor, aos amigos ou simplesmente a nós mesmos.

Que venha a estação da Luz e do Calor, que tenhamos um Verão de bons acontecimentos e descobertas para uma vida melhor.

Hoje é um dia especial, pois é a vida que sempre segue....

O mundo continua nos dando o melhor, vamos aproveitar e também devolver ao mundo a nossa melhor natureza.

Um Verão de LUZ! 


www.avidaemcaminhadas.blogspot.com.br

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

48 – Encontros e Reencontros


Vida movimentada tem encontros e reencontros.  De amigos, parentes, amores, até mesmo de um animal que o destino ou o acaso nos traz.  Adorável...

Encontrar algo ou alguém sempre é uma oportunidade de retocar nossa vida com mais cor e mais alegria. A beleza está nesse movimento da vida e no retoque pontual que nos dá energia e vivacidade para seguir adiante.

Mas temos também o desencontro, destinos que se separam pelas circunstâncias da vida. Quando é apenas uma separação natural de caminhos nos deixa  saudades e o desejo do reencontro.  

Tem os desencontros que a memória nunca esquece. São aqueles propositados por uma atitude ou por uma decisão, às vezes intuitiva, às vezes racionais e às vezes por um momento de impulsividade sem direito a voltar atrás. Mas sempre buscando um equilíbrio, amenizar uma dor de coração ou um conflito de almas.

Feliz é a vida que nos dá a chance de uma reconciliação, favorecendo os reencontros com amigos, parentes, amores, convicções, idéias, beleza, alegria, saúde e reencontro com a natureza , pois é esse movimento que nos faz respirar todos os dias.




2013, que seja um ano bem movimentado em encontros e reencontros com você, com todos e com a natureza!

Até logo!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

47 - O CINTURÃO FOTÔNICO


É gente... Quem não ouviu falar do fenômeno chamado cinturão fotônico? O assunto está sendo largamente compartilhado nas redes sociais.

Está relacionado com o fim do mundo, você acredita?

Eu acredito, sim, que muitos estão preocupados e céticos quanto as profecias associadas  ao  fim  do  mundo. E dizem que vai acontecer daqui a duas semanas. Uma data certa para se marcar na agenda, dia 21/12/2012. Um evento histórico que vai passar, espero...

Mas tudo não passa de especulações e boatos que a cada dia ganham mais força. Acho que o povo na verdade está receoso e compartilhar com outros é uma forma de auto defesa, é como se formasse um pelotão armado para defender-se dessa terrível e suposta calamidade apocaliptica.

Mas espera... Pelo que sei não existe nada comprovado pela ciência nem tão pouco pela NASA sobre o fim da Terra. Tudo não passa, dizem, de um fenômeno astronômico, ou seja, relativo ao movimento dos astros, um assunto para os cientistas e astrônomos que dominam o tema. O que vale é a verdade de que não temos nenhuma ameaça desse porte para dezembro de 2012. 

O mundo é gigante, temos quase 7 bilhões de pessoas, é natural haver uma parcela de céticos, fanáticos, polêmicos, etc. Todos os dias alguém espalha uma verdade e uma mentira. E o movimento da vida é que nem todos acreditam em tudo, nem todos tem acesso a informação e nem todos tem acesso a verdade.  Pois é... Hoje é muito fácil espalhar o que cada um acredita. 

2012, uma transição, eu acredito! 21/12/2012, não é o fim do mundo, é apenas o começo de uma nova era!

Dezembro é um mês de vibrações boas, vamos acreditar que será uma Era em que nós humanos passaremos a conviver em PAZ e harmonia.
 

 

Enfim, é a vida que seguirá com mais luz, é isso!






Até logo!

sábado, 8 de dezembro de 2012

46 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora



Dia Santo de Guarda – 08/12/2012. 

Dia de Nossa Senhora da Conceição.

“O céu carinhosamente prepara a vinda do Filho de Deus!”

Não posso negar minha essência e fé. Desde pequena sinto-me envolvida e protegida. 

Sou assim, caminho com a intuição e isso me faz bem.

Hoje tive o privilégio de participar da inauguração  de uma Igreja no meio da Mata Atlântica, um local chamado de Parque da Pedra Branca em Vargem Grande.

Foi a Primeira Missa, um evento trazido pelo destino. 

Um encontro íntimo da natureza encantadora com a espiritualidade.


Uma igreja pequena e rústica como o local, doada e construída por moradores da região, um sentimento lindo proporcionado por  uma fé fortalecida e o desejo de estar mais próximo a Deus. 

Nesse dia não posso deixar de homenagear Nossa Senhora da Conceição, uma luz no meu caminho, sempre. Obrigada!

Que a minha essência e fé caminhem juntas.

Assim seja,






sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

45 – A noite está deslumbrante



Hoje, 07 de Dezembro 2012, a noite está muito deslumbrante!

Estrelas no céu, planeta pintado e cheio de  luzes brilhantes.

Sensação de tudo igual, como se o tempo não existisse.

Me remete ao passado, para uma época em que contava estrelas com amigas.

Segredo da vida, a Terra está lá fixa, segura e imexível.

 São os sentimentos que giram, é a vida em caminhadas.

Em um dia, vivemos o passado, o presente e o futuro.

Isso marca e fica em nossa nossa história.

E assim caminhamos juntos,

Com muita luz!



44 – Um tempo de renovação



 Chegamos em Dezembro de 2012. 

O nosso astro rei brilhando como nunca.

As cigarras nos presenteando com sua melodia, é a TERRA cantando!

Um tempo de renovação.

Que as relações humanas amadureçam e sejam cada vez mais intensas em amor, compreensão, harmonia, espiritualidade, honestidade, prosperidade e em PAZ!

Temos uma grande caminhada pela frente e vale muito a pena encher o mundo com os nossos melhores sentimentos.

Um fim de semana de muito sol, encontros e alegria.

A vida segue...

Com a TERRA cantando e com muita luz!



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

43 – SOS ANIMAIS

Hoje ao sair do meu condomínio para caminhar dei uma paradinha para cumprimentar o porteiro, um bom dia e um breve bate-papo. Falamos sobre  o egoísmo das pessoas que querem tudo para si deixando o outro minguar na sua necessidade. O porteiro é evangélico e fez algumas citações bíblicas relacionado-as com tudo de ruim que está acontecendo no mundo atual.

Pois é, eu disse para esse porteiro, por isso que cada vez mais gosto dos animais e dessa natureza deslumbrante. Assim saí para mais uma caminhada, sempre com minha máquina fotográfica na mão, afinal surpresas no caminho podem acontecer.

Fato, bem no meio do caminho, entrando em um condomínio de acesso as cachoeiras de Vargem Grande vejo uma senhora conversando com um rapaz sobre resgate de animais, de cães abandonados. Andando mais um pouquinho entendi o motivo dessa conversa. Lá estava uma cadela solitária jogada próximo ao depósito de lixo de um condomínio. Fiz um sinal chamando, ela atendeu e docilmente se enroscou no meu abraço em um gesto de dar e receber carinho. Linda, muito carinhosa, porte médio e de pelo preto bem brilhante. Percebi uma patinha machucada, fiquei alguns minutos ali dando meu amor e fazendo um momento feliz para aquele animal abandonado e triste.






Perdi totalmente a vontade de caminhar, uma tristeza tomou conta da minha alma. Amo muito os animais e não entendo porque eles são abandonados à própria sorte por seus donos. Não seria mais digno deixá-los em uma instituição para adoção? Retrocedi minha caminhada até a casa daquela senhora que dizia resgatar animais. Essa senhora, de fato resgata animais, uma atitude de coragem, ato de vontade e amor pelos animais que poucos tem. Eu confesso que gostaria, mas não sou capaz, por isso em um momento como esse me sinto covarde.

A senhora, heroína dessa história, tem 42 cães, todos resgatados na rua. Sua filha é veterinária e muito a ajuda. Segundo ela nessa época aumenta o número de animais abandonados. Pergunto-me, por qual motivo? Abandonar um animal dócil e carinhoso como essa cadela encontrada hoje, é crueldade. 

Mesmo sendo crime o abandono ou maltrato de animais ainda assim é alto o numero de cães maltratados ou “jogados fora” por seus donos. Graças a ação de voluntariados o que chamo de gente do bem o destino desses animais deixa de ser tão cruel.

Queria ser também uma heroína e sair por aí resgatando esses animais... Um dia quem sabe...

A pretinha abandonada ali recebeu água e comida.  Comeu e bebeu sem parar até saciar sua fome e sede.  Estamos procurando um lar para ela.

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”   Arthur Schopenhauer


 Até o próximo!





sábado, 1 de dezembro de 2012

42 – Nossas escolhas


Em algum momento você entra no “pit stop” da vida e se questiona sobre as suas escolhas. Para onde a vida está me levando?

A vida tem vários caminhos e as vezes ela nos pergunta para qual deles queremos seguir. E é nesse momento que decidimos as nossas escolhas, as escolhas da nossa vida.

E é com essas escolhas que decidimos nossa educação, nosso trabalho, nossa família, nossos amigos, nossas convicções, enfim decidimos a vida que queremos para nós.

"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)

Muitas vezes ficamos indecisos sem saber qual o caminho melhor, é a emoção sabotando a razão e as escolhas acontecem por impulsividade e medo. Seguir pelo caminho mais fácil é evitar um embate entre o real e o imaginário.

Se não forem as decisões racionais que sejam as decisões intuitivas, mas nunca as decisões pressionadas por algum tipo de medo, principalmente medo de confrontar-se com o outro.

Mas se partiu para um caminho errado, ainda há tempo para mudar, pois sempre temos o livre arbítrio, ou seja, podemos mudar aquilo que nos incomoda. Mudar para a melhor faz a vida sorrir, ser mais verdadeira e mais intensa.

A intuição é um sentido, um conhecimento que está em nós, é a sabedoria do nosso inconsciente.  As escolhas por uma decisão intuitiva podem nos levar para a felicidade que tanto buscamos.

Então, que tal ouvir a sua voz interior, a sua intuição?

"... mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve."


 Até o próximo!


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

41 – Religião

Hoje eu quero falar de religião. Tenho muito que dizer sobre esse tema, que há tempos me intriga e me deixa de alma inquieta. Desde que me entendo por gente, venho buscando através da religião uma sabedoria e um equilíbrio entre mente, corpo e espírito (vida dentro de uma visão holística). 


Religião, para quem não sabe  deriva do termo latino “re-ligare” que significa “religação com Deus", com o divino.  Abrange seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou pensamentos que tenham como característica principal um conteúdo da metafísica, ou seja, voltado para além do mundo físico. É entregar-se a Deus de corpo, alma e espírito  em um momento de oração,em um momento de silêncio da mente ou até mesmo em momento de contato e admiração da nossa natureza. Isso faz um bem.... 

Posso dizer que meu despertar religioso (e não espiritual) se deu dentro da minha família. Éramos católicos praticantes de frequentar missa todo domingo. Era uma época em que as mulheres usavam véu na cabeça, era obrigatório, mas lindo. Hoje não vemos mais isso, seria divino esse resgate, mas opcional,  acho uma conduta de amor e respeito. 


Bem lá atrás, lembro-me bem, uma Missa de Ramos, a Igreja lotada, e no momento da Santa Comunhão eu me desgarrei da minha mãe e segui por uma fila até chegar na entrega da hóstia. Devia ter uns 9 anos, curiosa aceitei a hóstia e a mastiguei sem saber qualquer significado sagrado. E perdida na multidão comecei a chorar até que um bombeiro me recolheu e conseguiu me devolver para minha família. Essa história ficou marcada pelo momento sublime da entrega do corpo de Cristo contrapondo com a inocência de uma criança. Achei que seria castigada por isso, mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia entendeu, ainda bem... 

Como religião busquei  Deus na igreja Messiânica, filosofia e ritual temático, época boa de muita luz. Depois a vida me levou para outros caminhos, frequentei  outras religiões tentando buscar a  quietação do meu espírito. E nessa busca aprendi muito sobre o ser espiritual, o mundo e as  influências do lado espiritual.
 
Mais tarde minha alma verde se manifestou  e eu passei a me conectar com Deus através de caminhadas na natureza. Nesse ambiente divino faço trocas importantes da minha vida desprezando tudo aquilo que não me serve e não me deixa feliz. Uma harmonia entre seres de Deus, é como se a natureza renovasse junto comigo a cada encontro e caminhada.


Cheguei a conclusão que a minha religião está comigo, está dentro de mim. Sou Cristã, sou cristomaníaca, acredito no filho de Deus e respeito os seus mandamentos. Tenho muita fé e não preciso deixar minhas origens ou minha essência de vida, para seguir preceitos de pessoas e não de Deus. 


Hoje a maioria da minha família é evangélica, oro com eles e oro por eles. 

Respeito demais todas as religiões, sei que é uma manifestação da fé e um caminho que leva a Deus. Mas a paz entre os povos ainda está difícil, somente teremos essa paz quando a humanidade seguir o que de fato pregam nas religiões: amor, compreensão, compaixão, bons sentimentos ... 

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." 

Que a vida nos religue a Deus com muita luz! 



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

40 – Pedras no caminho

Quem já não teve em seu caminho pedras atrapalhando a sua vida, a realização de um sonho, um projeto, um trabalho ou um desejo? Acho que a maioria de nós já se viu enfrentando pequenos ou até mesmo grandes obstáculos.  


Comigo essa semana literalmente encontrei pedras em meu caminho. Mas retirei uma a uma, e não deixei nada que pudesse atrapalhar a minha caminhada. 
 
 
Verdade! Foi assim, na minha caminhada me deparei com uma pedra muito bonita prensada no chão, de cor marrom e brilhante, chamava atenção. Quando abaixei para pegá-la vi outras iguais, eram muitas espalhadas formando um rastro que não tinha nesse caminho. Mas o engraçado é que instintivamente fui retirando uma a uma. O esquecimento da vida me bateu na hora e a concentração era voltada somente para a liberação do meu caminho. Inexplicável catarse que eu precisava...  

Liberar energias negativas e se purificar com a natureza é sentir-se lavando a alma, um momento mágico que a vida me presenteou, ou melhor, um momento do poder divino tocando meu espírito.  

É assim que a vida segue... É importante retirar as pedras de nosso caminho, se não o fizermos não saímos do lugar que estamos. 

Retire as pedras da depressão, da mágoa, do orgulho, do ressentimento, da tristeza, da falta de perdão e libere seu caminho, ao final verá que o esforço valeu a pena. 




"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
(Augusto Cury)

 A vida segue...
 
Com muita luz!
 
 

 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

39 – Medo x Coragem

Sentir medo é um comportamento emocional mais importante que temos em nossa caminhada, e sabe por quê? Porque é o medo que sinaliza os perigos que se aproximam. Se não tivéssemos medo estaríamos expostos a situações de perigo o tempo todo. Acho que o medo é uma reação natural e necessária, somente não podemos deixar que esse medo seja excessivo transformando-se em um mal patológico, ou seja, em uma fobia incontrolável. Por isso enfrentá-lo e ter uma reação positiva é uma maneira de nos tranqüilizar e retomar o curso bom da nossa vida.

A borboleta representa os ciclos da vida,
 movimento  e mudança.
Em nossos ciclos de vida ou em nossas fases de mudanças adquirimos papéis e responsabilidades que nos deixam mais fortes e resistentes ou mais sensíveis e vulneráveis. Isso depende do esforço que fazemos para superar ou não superar aquilo que nos faz mal. 

Quando criança eu tinha medo do escuro e da morte, ou melhor, das “almas penadas”. Muitas vezes eu dormia de luz acesa a noite toda, e me cobria da cabeça aos pés.  Acho que associava a morte a uma figura de terror que vinha me pegar, rsrsrsrs, com o tempo e com a coragem isso foi ficando para trás. 

Depois já adulta achava que não tinha medo de nada, até que descobri que tinha um medo grande de viajar de avião.  

Durante minha vida profissional foram incontáveis viagens e confesso que embora gostasse muito de viajar para eu voar era uma aflição. Eu tinha nessa época uma enorme fobia de aviões, quase um pânico. Dentro do avião, tremia-me toda, meu coração acelerava, a respiração ficava ofegante e as minhas mãos suavam. Rezava o tempo todo até chegar finalmente ao destino sã e salva. Lembro de uma viagem, ou melhor, de umas viagens que tive que fazer e que me obrigava a sair de um estado e ir para outros estados, uma pancada de trechos de ida e volta no mesmo dia. Era avião para lá, avião para cá, e eu acabada e exausta de tanto lutar internamente contra esse sentimento. As vezes chegando no hotel para dormir eu precisava tomar um calmante dado ao meu estado de ansiedade e nervosismo.  

Mas graças a Deus com o tempo e com as viagens eu fui aprendendo a me controlar. Ajudou-me saber que eu não era a única a sentir medo de avião, existia pessoas com uma fobia pior do que eu; já presenciei cada caso... Lembro de uma viagem de volta de Salvador para São Paulo e na poltrona ao meu lado estava uma cantora bahiana muito famosa, ela segurava um terço e muito tensa ficava de olhos fechados rezando o curso inteiro da viagem.  

É interessante desafiar o medo e eu aprendi que ao invés de deixar-se ser invadido pelo medo o melhor é tentar combatê-lo ou neutralizá-lo através de pensamentos contrários. É difícil, mas com esforço consegue-se encontrar forças contra o pavor.  

É... Todos têm sua porção de medo, mas também todos têm sua porção de coragem.  

 “O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”.        Mahatma Gandhi


Tome sua porção de coragem e até o próximo!







www.avidaemcaminhadas.blogspot.com.br